segunda-feira, agosto 27, 2007

Autoridade Espiritual

Por Silas Malafaia

- A única coisa que pode destruir o povo de Deus – Oséias 4:6
- O que é autoridade espiritual?
- É uma pessoa revestida da autoridade de Deus para desempenhar alguma função no reino do Senhor
- As cinco maiores autoridades espirituais para a igreja de hoje (neotestamentária) está em Efésios 4:11
- Um detalhe: profeta no texto, não é para quem tem o dom de profecia (não confunda dom de profecia com ministério profético)
- Ministério profético é um homem de Deus que é um profeta para o povo através da Palavra
- Quais são as atitudes de uma pessoa que reconhece e se submete a uma autoridade espiritual?
- Êxodo 17:9-10
1- “E fez Josué como Moisés lhe dissera” – obediência
- Você não quer obedecer ao seu pastor? Então você não é ovelha, e sim, bode
- Se você ver um crente (pode ser cheio de “fogo”, cheio de “poder”, pode falar em línguas a hora que quiser) pergunte sobre o pastor dele, a quem ele está submisso e a quem ele obedece. Pode cantar ali, acolá... “quem é o seu pastor? Qual foi a última vez que você esteve na igreja?” – Gente que anda cantando pra cima e pra baixo, que não está debaixo de uma autoridade espiritual, tem que ter cuidado. Gente que anda pregando pra cima e pra baixo e você pergunta a ele: “Você está debaixo de qual autoridade? Nenhuma?” Pode pregar, pode cair fogo do céu, obedece a que autoridade? A ninguém? Sai fora.

2- Êxodo 24:13
- Quer servir a autoridade espiritual
- Josué não era qualquer um, ele era comandante do exército de Israel e servia a Moisés

3- Êxodo 24:13-14
- A pessoa quer estar perto, junto da autoridade espiritual
- O problema de muitas pessoas é que elas olham para o pastor e olha só como um ser humano normal (sujeito a falhas) e elas não conseguem ver o revestimento da autoridade espiritual que está sobre àquela pessoa

4- Não participa de rebelião contra autoridade espiritual
- Números 16
- Sai fora de se rebelar contra pastor. Você não está satisfeito com o seu pastor? Chega até ele, pede a bênção e procure outra igreja
- Não queira gente que se rebela contra autoridade espiritual e você ter profunda comunhão com essa gente. Vai trazer maldição pra você.
- Uma pessoa que reconhece uma autoridade espiritual, não se rebela contra ela.

- Conseqüências para quem reconhece e se submete a uma autoridade espiritual:
- Obs: Autoridade espiritual não tem direito de violar seu espaço vital, não tem o direito de dizer o que você vai comer dentro da sua casa, ou a cor do terno ou do vestido da sua mulher
1- Êxodo 17:13
- Se você está debaixo de uma autoridade espiritual, se prepare para a conquista de grandes vitórias
2- Êxodo 18:9 – “Por isso disse Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, peleja...”
- Quem está debaixo de uma autoridade espiritual, recebe certa autoridade espiritual – Moisés manda em Josué e Josué manda em um monte de gente
3- Êxodo 24:12-14
- Você irá participar de experiências espirituais profundas
- Israel estava embaixo do monte vendo o cume fumegar, mas Josué estava lá no cume com Moisés
4- Deuteronômio 34:9 – “E Josué, filho de Num, foi cheio do espírito de sabedoria, porquanto Moisés tinha posto sobre ele as suas mãos...”
- Você está debaixo de uma autoridade espiritual? Existe algo especial de Deus para sua vida
5- “...assim os filhos de Israel lhe deram ouvidos, e fizeram como o SENHOR ordenara a Moisés”
- Quem se submete a uma autoridade espiritual, é considerado pelos outros

- Quando você se submete a uma autoridade espiritual, você recebe autoridade espiritual em algum nível
1- Você pode receber autoridade espiritual igual a quem você se submeteu
2- Você pode receber autoridade espiritual menor de quem você se submeteu
3- Você pode receber autoridade espiritual maior de quem você se submeteu
- No caso de Josué e Moisés, a autoridade espiritual de Josué não foi maior do que de Moisés – Deuteronômio 34:10

- Quando você se submete a uma autoridade espiritual, não tem nenhum problema de se submeter a maior autoridade que existe: Deus
- A pessoa que não se submete a pastor, pode ter certeza que ela não se submete a Deus. Se não obedece ao homem que vê, como pode obedecer a Deus que não vê?
- Josué 24:15

- Algumas observações importantes:
1- Deus perdoa pecados contra a Sua santidade, mas na Bíblia não consta passagens informando que Deus perdoa pecado contra a Sua autoridade.
- Pecado contra a santidade de Deus (não é apologia ao pecado, porque todo o pecado tem conseqüências): o camarada adultera, Deus perdoa. Vai ter conseqüências, mas Deus perdoa. O camarada mente, Deus perdoa. O camarada fala palavras de baixo escalão, Deus perdoa.
- Lúcifer se rebelou contra Deus no Céu, não teve colher de chá, não teve perdão
- Datã, Corã e Abirão se rebelaram contra a autoridade de Moisés que representava Deus, não tiveram perdão
- Pastores: se alguém se rebelar contra você, libera perdão, vai em paz, mas nunca mais permita voltar. Tem um grupo que no meio tem pastor, são líderes? Tchau. Tem ovelha? Ovelha é dirigida, pode voltar, pastor perdoa, restaura. Tem liderança? Não negocia com isso não, o camarada se rebelou contra você, é um pastor ou obreiro? Não tem colher de chá. Libere perdão, mas não deixe voltar para junto de você.

2- Se alguém quer ser autoridade espiritual, não existe uma autoridade espiritual que não tenha se submetido por algum tempo a uma autoridade espiritual
- Exemplos: Abraão submetido a Melquisedeque (sacerdote e rei em Salém); Moisés a seu sogro; Josué a Moisés; Davi a Saul; Jesus a João Batista (quem liderou o ministério de Jesus foi João Batista)
- Deus se submete às leis que Ele cria. João Batista não queria batizar Jesus, mas Ele disse que precisava ser batizado. Depois que Jesus foi batizado, aí sim Ele começou o Seu ministério
- Se você não se submete a uma autoridade espiritual, jamais poderá ser uma autoridade espiritual

3- O erro de uma autoridade espiritual, não lhe dá direito de se rebelar contra ela
- O exemplo clássico é Davi e Saul. Saul tentou matar Davi e durante aproximadamente 10 anos Saul perseguiu a Davi como um cão. Quando Saul está na mão de Davi (os assessores de Davi ainda falaram em nome de Deus) – I Samuel 26 – Davi quis dizer o seguinte: “Não fui eu que dei autoridade a Saul, não me compete tirá-la”
- Quem Deus dá autoridade, compete a Deus tirá-la ou não. Não é da sua competência. Você não tem autoridade para tirar a autoridade de quem é autoridade espiritual. Nenhuma ovelha tem.

4- A desobediência a uma autoridade espiritual, é passiva de punição
- Deus criou tudo perfeito, criou a Adão e disse que tudo poderia tocar, menos na árvore da ciência do bem e do mal. Deus estava ensinando a Adão o princípio de obediência. Desobedeceu, foi punido com a morte. Deus falou com Moisés: “Fala com a rocha”, Moisés feriu a rocha, foi punido de não entrar na terra prometida.
- Deuteronômio 3:26
- Agradeça a Deus e ao teu pastor se ele te punir, é sinal de que ele quer te recuperar

5- Até o diabo reconhece quem está submisso a uma autoridade espiritual
- Atos 19:11-16
- O diabo reconhece e não te toca, porque sabe que você está debaixo de autoridade espiritual

- Qual é a função de uma autoridade espiritual?
- Proteção, provisão e promoção

- Nunca pactue com rebelde; nunca esteja do lado de quem causa divisão no reino de Deus. Pastores, não recebam na sua igreja pessoas que causaram divisão nas igrejas dos outros. Nunca bote grupos de louvor que por mais que sejam famosos e que causaram problemas a outros ministérios

- Lá fora você pode ser senador da república, prefeito da cidade, governador do estado, ministro do supremo tribunal federal, deputado federal. Lá fora você pode ser o mais rico comerciante da cidade, dentro da igreja não passa de ovelha.
- Aprenda a se submeter a uma autoridade espiritual e você vai ver bênçãos na sua vida

4 comentários:

Cleberson disse...

Deus sempre teve visão para conduzir seu povo através de lideres e eu estou ministro da ASS DEUS em Porto de Cariacica ES e deixo aqui o meu sincero agradecimento ao meu amado Pr. Silas Malafaia e todos os dias oro a DEUS para sustentar o ministério do Amado Pr.
Respeitosamente: Ev: Cleberson Costa Jardim Convenção CEMADES E.S

Anônimo disse...

Marileide REis:Pr.Silas que Deus continue a abençoando grandemente o seu ministério,e lhe dando sabedoria do alto para pregar a sua palavra com sinceridade e seriedade.IEADM PA.

carlos alberto disse...

PASTOR CARLOS IG.PENT.UNIÃO DA FÉ quão mravilhoso é para nós servos do senhor obedesermos a autoridede espiritual ordenadas por DEUS sobre nóssa vida.QUE o senhor continue usando grandemente o PASTOR SILAS obrigado por este estudo

Anônimo disse...

Ev. Wesley Almeida. Pr. Silas malafaia, que Deus continue lhe usando. Suas pregações tem abençoado minha vida. Oro sempre pelo seu ministerio e sonho um dia pregar na tv e ser pastor evangelista, pra ganhar muitas almas pra Jesus! A paz do senhor!